QUESTÕES
ABERTURA DO IV ENCONTRO DE PLANEJAMENTO EM CONTEXTO DE CONFLITO
22/03/2021
Às 9:00h
QUESTÕES
-
De que maneira os avanços da extrema direita, em diferentes países, estariam impactando a realidade das lutas urbanas? Estaria havendo uma intensificação da criminalização dos conflitos e da repressão? Estaria havendo um avanço de processos de remoção, gentrificação?
-
A crise econômica, política, ambiental e sanitária estaria, de alguma forma, provocando a emergência de novas formas de luta e organização popular? Quais são elas?
REFLEXÕES E DESAFIOS SOBRE ASSESSORIA POPULAR
25 de Março de 2021
Quais os principais desafios a serem enfrentadas na relação entre assessoria e moradores, movimentos sociais e comunidades, nos processos de planejamento popular?
As assessorias são necessárias? Por quê? Que papel cumprem nas lutas e mobilizações?
PLANEJAMENTO EM CONTEXTO DE CONFLITO
24 de Março de 2021
Com base em experiências de planejamento em contextos de conflito, em que medida você considera que há coisas comuns, em que medida as condições particulares de cada situação nacional e local são os elementos centrais?
Em que medida, em que formatos, processos de planejamento em contexto de conflito têm sido capazes, ou seriam capazes, de ser articulados com lutas relacionadas ao trabalho, gênero, raça?
CARTOGRAFIAS CONFLITUAIS
23 de Março de 2021
-
Qual a relação entre os contextos de conflito e os repertórios cartográficos (produtos e processos) e imaginações espaciais? Quem mapeia quem? Mapas podem ser ferramentas / instrumentos de lutas?
-
Como os usos de cartografias insurgentes e sociais alteram a comunicação nos processos de luta e nas relações com o Estado? Quais possibilidades, desafios e tensões emergem das técnicas e recursos adotados?